ENDED
00 HOUR 00 MIN. 00 SEC.

Ended in
Any bid made in the last 2 minutes of the auction will automatically reset the auction timer to 2 minutes remaining.

Obra “Chafariz dos Canos Encantado” de Luísa Miguens - Alunos APECI
€500.00 $501.50 approx.
This auction has ended.

Description

Leilão solidário de uma obra intitulada “Chafariz dos Canos Encantado” de Luísa Miguens | Alunos APECI apoia o projeto “Juntos APECI e Associação Salvador”.

O projeto “Juntos APECI e Associação Salvador” é um projeto com dois objetivos essenciais: por um lado a sensibilização da comunidade para o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência; por outro, de forma mais efetiva, propõe a angariação de fundos para a APECI e a Associação Salvador, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Sobre a obra
O chafariz dos canos, um elemento importante do aqueduto de torres Vedras, foi construído ainda no tempo do Rei D. Dinis, na freguesia de São Pedro e Santiago. Ao longo dos séculos sofreu algumas intervenções de restauro, pela Câmara Municipal com o apoio dos moradores da Vila.
No séc XVlll e XlX , o chafariz passou a ter dois tanques: um para uso das pessoas e outro, inferior, para uso dos animais. A última intervenção foi em 2012. Este foi um ponto de encontro, principalmente de mulheres, pois eram elas que recolhiam as águas para as suas atividades domésticas, e dos aguadeiros para abastecer as casas nobres.

A sua arquitetura de influência gótica, com as gárgulas e arcos ogivais foram inspiração para uma artista plástica criar uma peça escultórica, em fibra de vidro. Está peça foi entregue para ser leiloada.

Luísa Miguens, foi desafiada com o seu grupo de alunos, para intervir plasticamente. Devido as características da peça, foi utilizada lixadeira elétrica e aerógrafo, antes da intervenção dos alunos que assistiam ao processo.

Durante 3 dias , o jardim foi o local de trabalho e entre os alunos, foi surgindo a imagem de um Castelo de Reis e princesas , entusiasticamente, foram sugerindo cores vivas : azuis , vermelhos, amarelos e muitas mais.
Todos quiseram participar , aplicando as cores com o pincel e imprimindo a sua mão no "Castelo" foi uma festa!

Os materiais utilizados foram spray e tinta de água.

O valor angariado tem como destino o apoio à APECI para a construção de um lar para seniores com deficiência intelectual, bem como à associação Salvador no âmbito dos seus diversos projetos, nomeadamente a promoção e apoio ao desporto adaptado.

Os portes de envio serão à responsabilidade do vencedor.

O pagamento é realizado por transferência bancária. No final do leilão, será comunicado ao vencedor por email os dados bancários. O pagamento deve ser efetuado no prazo de quarenta e oito horas.

Last bids

  • No bids

Comments (1)

  • Luz Cano Luz Cano
    Buenísima idea de solidaridad y maravillosos trabajos. Felicitaciones a todos los participantes, especialmente a Luisa Miguens y sus alumnos que tanto empeño y cariño pusieron en esta obra!!!!!!


Other auctions



 
Are you related to a charity or know any that you would like to see on Esolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity