Apoio à 3ª idade.
O Centro de Bem Estar Social da Serra de Santo António, é uma Instituição Social sem fins lucrativos cujos estatutos foram aprovados e publicados na III Série do Diário da República nº 276, de 28 de Novembro de 2003.Tendo esta Instituição um projecto de construção Adjudicado pelo valor de 1.812.528,39€ (um milhão oitocentos e doze mil, quinhentos e vinte e oito euros e trinta e nove cêntimos).
Um grupo de Serrantonienses juntou-se no sentido de congregar esforços para dotar esta laboriosa Freguesia de Serra da Santo António com um Centro de Bem Estar Social com várias valências nomeadamente o apoio à 3ª idade que é de momento uma das carências mais sentidas.
A ideia nasceu após a disponibilidade demonstrada pelo casal formado pelo senhor João Coelho Achega, natural de Minde, e sua esposa Sr. D. Maria da Conceição Silvestre — a Professora “ Maria Silvestre” — natural de Serra de Santo António, de doarem um terreno com 5220 m2 que possuem nesta Freguesia, para nele instalar um serviço Social para apoiar a população.
Foi necessário unir esforços e disponibilidades para avançar com a ideia. Os primeiros obstáculos estão ultrapassados e embora não pareça a máquina burocrática está accionada e, estão dados todos os passos para o arranque de tão gigantesca obra. Foram já eleitos os corpos gerentes que tentarão levar “ o barco a bom porto” e criadas as condições para lavrar a escritura Notarial da doação do prédio rústico denominado Covinha do Melão, a favor do Centro de Bem estar Social da Serra de Santo António.
Foi Celebrado o contrato de Comparticipação Financeira, relativo ao projecto que visa o desenvolvimento das respostas sociais como Creche, Centro de Dia Lar de Idosos e Serviço de apoio ao Domiciliário com as seguintes capacidades; 25,28,30,10. O presente contrato reger-se-á pelo disposto no regulamento do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES, através da concessão de financiamento público de 519.234,90€ (quinhentos e dezanove mil, duzentos e trinta e quatro euros e noventa Cêntimos).
Neste momento a obra encontra-se na fase final, estando suspensa por falta de verbas para terminar.