A associação “IN – Associação para a Inclusão ao Longo da Vida” é uma instituição particular de solidariedade social que tem por objetivo principal a promoção da inclusão ao longo da vida de pessoas com incapacidades relacionadas com dificuldades ao nível das funções do corpo, atividades e participação. A IN, com o número de pessoa coletiva 510827845 e, atualmente, com sede social na Unidade Empresarial de paranhos, é o resultado da vontade e persistência de um conjunto de pais de crianças e jovens com deficiência que não encontravam, nas respostas até então existentes, espaço e recursos para que os seus filhos crescessem, se ocupassem, concretizassem sonhos e fossem felizes.
Ser reconhecida como uma IPSS pioneira e de referência na implementação de políticas e práticas que promovam a inclusão efetiva dos seus associados/clientes, dando resposta às suas necessidades de formação, ocupação e integração, usando para isso os próprios recursos da comunidade.
Valores
É promovido e desenvolvido o respeito e dignidade pela pessoa, assentando em valores como:
· Inovação
· Cooperação
· Proximidade
· Justiça
· Equidade
· Solidariedade
· Afetividade
· Dedicação
· Responsabilidade
· Profissionalismo
O QUE FAZEMOS?
Os serviços e respostas sociais previstos objetivam informar, orientar e apoiar os clientes, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas, bem como atividades de animação sociocultural.
Consulta psicossocial
Espaço de avaliação, aconselhamento e encaminhamento, dedicado à promoção da funcionalidade, da inserção social e da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias. É fornecida informação sobre as respostas sociais e serviços existentes na Associação, noutras estruturas semelhantes e nos restantes recursos da comunidade.
GIRI – Gestão Integrada de Recursos para a Inclusão
Visa assegurar o acesso dos jovens com deficiência a uma inclusão e participação social efetivas, no período pós-escolaridade obrigatória, promovendo o máximo de autonomia, rentabilizando as estruturas da comunidade. Pretende-se:
§ Avaliar a necessidade de ajudas técnicas e providenciar o acompanhamento necessário
§ Promover a integração social
§ Promover a autonomia
§ Melhorar a qualidade de vida
§ Promover o convívio através da participação em atividades socioculturais, recreativas e de lazer, favorecendo, simultaneamente, a sua inclusão social
Atividades Promotoras do Desenvolvimento Pessoal e Social
Treino de Autonomia Pessoal e Social (TAPS)
Trabalho de treino de competências, com vista a facilitar o acesso à formação, ao trabalho, à participação social e à vida autónoma. Das competências específicas trabalhadas ressaltam o trabalho de autonomia nos transportes, as deslocações na via pública, atividades de vida diária (eg. tarefas domésticas, preparação de refeições), trocas monetárias e gestão financeira, conhecimento dos contextos envolventes (eg. zona de residência, zona da escola) e utilização de equipamentos da comunidade.
Grupos de discussão para pessoas com deficiência e famílias
Preparação, divulgação e realização de programas de intervenção breves, em domínios específicos como a transição para a vida adulta de pessoas com pessoas com deficiência; desafios e entraves para famílias de crianças/jovens com pessoas com deficiência; ser irmão de uma pessoa com pessoa com deficiência; programa de educação para a sexualidade, direcionado para jovens com pessoas com deficiência e famílias.
Grupos de Vida Social Apoiada
Os Grupos de Vida Social Apoiada, uma resposta em parceria com O Fio de Ariana – Educação e Terapia C.R.L. (associado coletivo da IN), visam responder às necessidades identificadas nas crianças e jovens com deficiência ao nível da participação e integração social, relacionamento interpessoal e construção e manutenção de suporte social. Objetivam fomentar o desenvolvimento de competências de interação e integração social, fortalecendo as suas redes de apoio social, facilitar a inclusão e a participação efetiva na comunidade. Pretende-se, ainda, facilitar às famílias dos sócios a construção e manutenção de uma forma alternativa de suporte social, promovendo o associativismo, bem como as informações necessárias para que, quando apropriado, preparem a transição dos seus filhos para a idade pós-escolar.
A_ju_dança
A proposta da Dança Inclusiva é oferecer meios que permitam a TODOS o acesso à dança, sendo o foco principal a capacidade e não a limitação.
A_JU_DANÇA, é um projeto cujo intuito é promover a Dança Inclusiva, através do desenvolvimento e organização de espetáculos de acordo com as condições reunidas e solicitações verificadas.
Defende um mar de coreografias, treinos, ensaios, pessoas, aplausos, luzes, sons, danças, necessidades, benefícios, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a inclusão social, a sensibilização da sociedade, entre outras finalidades e vantagens. Todo este processo tem o seu culminar na realização de espetáculos.
Encara a dança como uma forma de movimento, de manifestação artística, de arte, um caminho para criar e compartilhar o modo como nós reagimos ao mundo que nos circunda.
Além dos benefícios psicomotores, cognitivos, emocionais e socioculturais inerentes a esta forma de arte, a dança para pessoas portadoras de necessidades especiais, é uma forte aliada da inclusão social, especialmente quando vivenciada em espaços onde a diversidade humana é a principal caraterística.
O Projeto tem ainda uma componente educativa que se destina à comunidade assumindo a forma de workshops de formação de técnicos nesta área específica.
InBoccia
Visa assegurar o acesso, a inclusão e participação através do Boccia.
Pessoas elegíveis para jogar Boccia de acordo com o regulamento da classificação médico-desportiva da BISFED e da PCAND.
Objectivos:
Proporcionar a prática da modalidade aos interessados;
Participação nos Campeonatos Nacionais por zonas e no Campeonato de Portugal;
Fomentar a divulgação do Boccia.