A ideia da Associação começou a ganhar forma em Setembro de 1991, quando um grupo de pais sentiu a necessidade de se unir. Nessa altura, a informação existente era muito dispersa e pouco disponível. Começaram então a ser dados os primeiros passos para que a APN fosse oficialmente criada, o que aconteceu a 15 de Junho de 1992.
Desde logo, foi sentida a necessidade de chegar ao maior número de pessoas atingidas. O conhecimento das várias patologias e das suas causas que, na época, começou a dar sinais de evolução, criou nos fundadores uma enorme esperança no futuro. Desenvolveram-se então todos os contactos com a nossa congénere francesa AFM (Association Française contre les Myopathies), já instalada no terreno e com uma experiência direccionada para a investigação e os cuidados às famílias.
A APN foi, finalmente, reconhecida como IPSS e de Utilidade Publica em 5 de Fevereiro de 2000. Actualmente conta com mais de 1500 sócios dos diferentes horizontes ligados às doenças Neuromusculares – doentes, familiares, médicos e técnicos de saúde -, e conta também com inúmeros amigos que querem colaborar. É de âmbito nacional e tem a sua sede provisória no Porto.
Fruto das mudanças que a Direcção pretendeu impor, como forma de demonstrar a actividade e o dinamismo da Associação, procurámos dar um sinal de modernidade para a nova campanha de comunicação que, nessa altura iniciámos. Em colaboração com a CAETSU, empresa de comunicação, parceira da APN, que se disponibilizou para nos ajudar a enfrentar a mudança, partimos em busca de um novo símbolo.