Dignificação de pessoas em situação vulnerável pelo acompanhamento mais humano, regular, próximo e personalizado.
A Associação VOXLisboa
Mais do que uma forma de cada um de nós se fazer ouvir, usar a voz (ou outra forma de comunicação) é também uma forma de expressar o que se pensa ou o que se sente, uma manifestação da nossa identidade aos outros. A Associação VOXLisboa é uma associação sem fim lucrativo que desenvolve actividades sustentáveis de promoção da saúde e prevenção da doença em populações vulneráveis, como pessoas em situação de sem-abrigo, idosos isolados nos domicílios, jovens ou outros grupos fragilizados que necessitem.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” Assim, a saúde começa com cada pessoa pelos laços que estabelece com quem está à sua volta.
Neste sentido, a VOXLisboa fundamenta-se na perspectiva de que a saúde não é somente praticada por profissionais na área de saúde, mas por cada cidadão. Para isso, propõe usar a companhia e o diálogo como um acréscimo às ferramentas terapêuticas, promovendo uma escuta efectiva que seja facilitadora da construção de pontes para o resto da comunidade. Acima de tudo, procura e desenvolve apoios e ideias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que acompanha.
Ao mesmo tempo que dá resposta às faltas no acesso a cuidados básicos de saúde e aconselhamento para a mesma, investe também na redução da solidão pela companhia. No acompanhamento das pessoas em situação sem-abrigo surge dentro da VOXLisboa o projeto Rua Com Saúde e os projetos relacionados: Rua Com Saída e Médicos Amigos. O Projecto Rua com Saúde comporta voluntários/as da área da Saúde que, utilizando as suas competências profissionais, recursos disponibilizados pelo Projeto e cinco anos de experiência no terreno, intervêm de forma sistemática e organizada na saúde das pessoas em situação de sem-abrigo e outras, que encontram na rua uma forma de colmatar as suas necessidades. No apoio a idosos o projeto denomina-se Bairro Com Saúde.
Com capacidade de referenciação hospitalar para várias especialidades procuramos cuidados de saúde mais humanos, personalizados e próximos das pessoas: Projeto Médicos Amigos. Englobando ainda voluntários/as não-saúde, estamos presentes junto das populações alvo levando companhia e escuta: Projeto Rua Com Saída. Com esta abrangência de actuação damos apoio emocional, humano e social, humanizando os cuidados de saúde, fomentando a conversa terapêutica e amenizando a solidão e a exclusão social das pessoas acompanhadas.
Em termos de relevância para a comunidade em geral, a nossa actuação pretende criar relações de ajuda nas quais as pessoas acompanhadas consigam sentir-se apoiadas por alguém que as escuta, as cuida e as respeita na sua essência. Através dessa solidariedade social e da cidadania activa, procuramos dar uma perspectiva de empreendedorismo e economia social aos seus projectos promovendo uma comunidade mais humana, equilibrada e sustentável do ponto de vista social.
A formação dos próprios associados/as, voluntários/as e demais recursos humanos são uma prioridade, de modo a capacitá-los para um acompanhamento mais humano, salutar, autónomo e cooperativo. Neste sentido, temos a capacidade de fornecer formações únicas em competências na área da saúde com formadores certificados a associações parceiras.
Acreditamos que com companhia somos mais e, como tal, é para nós importante o estabelecimento de laços e parcerias com entidades que também actuem no apoio de saúde física, social e humana na cidade de Lisboa. Através de mobilização de voluntários/as e formadores/as damos apoio na saúde às pessoas sinalizadas por parceiros no terreno e ajudamos na educação para a saúde dos seus recursos humanos, cuidadores e outros intervenientes no processo de acompanhamento.