A UNICEF promove e defende os direitos das crianças, trabalhando para salvar as suas vidas; defende os seus direitos e ajuda-as a concretizar todo o seu potencial, para a construção de um mundo melhor.
A UNICEF é mandatada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para promover e defender os direitos das crianças, trabalhando para salvar as suas vidas, defender os seus direitos e ajuda-las a concretizar todo o seu potencial, para a construção de um mundo melhor.
A sua acção rege-se pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado de sempre.
A UNICEF reitera que a sobrevivência, a protecção e o desenvolvimento de crianças são imperativos universais para o desenvolvimento, indispensáveis ao progresso humano.
A missão da UNICEF é assegurar protecção especial às crianças mais desfavorecidas, com deficiência, vítimas de guerra, de desastres naturais, da pobreza extrema, de todas as formas de violência e de exploração.
A UNICEF visa, através dos seus programas nacionais, promover a igualdade de direitos das mulheres e das raparigas e apoiar a sua plena participação no desenvolvimento político, social e económico nas comunidades onde estão inseridas.
A UNICEF trabalha com todos os seus parceiros para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, adoptados pela comunidade internacional reunida na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, que constituem a nova agenda global para a realização da visão de paz e progresso social consagrada na Carta das Nações Unidas.