A APPNE-ASL - Associação Portuguesa Das Pessoas Com Necessidades Especias - Associação Sem Limites (“ASL”) é uma instituição particular de solidariedade social, constituída e dirigida por pessoas com necessidades especiais.
Os princípios fundamentais da Associação emanam da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, incluindo as pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, e são os seguintes:
Não discriminação;
Igualdade de oportunidades;
Participação;
Inclusão
Na prossecução deste objectivo compete à Associação, entre outros aspectos, prestar apoio aos sócios e neste sentido toda a campanha de angariação de fundos financeiros por nós realizada, converte-se a favor das mesmas. Nomeadamente, na compra de materiais de apoio à deficiência, por exemplo de cadeiras de rodas manuais, eléctricas, andarilhos, canadianas, próteses, ortóteses, ou seja, todo um conjunto de equipamentos que procuram facilitar a mobilidade das mesmas, tendo em conta que a maioria destas pessoas não tem possibilidade financeira de as adquirir, sem a ajuda de terceiros.
Estas ajudas financeiras, por nós angariadas procuram, ainda, propiciar às pessoas com necessidades especiais a oportunidade de participarem na vida cultural, lúdico-recreativo, e desportiva da comunidade. De forma, a permitir às pessoas com deficiência a oportunidade de desenvolver e utilizar o seu potencial criativo, artístico e intelectual, não só para benefício próprio mas, igualmente, para o enriquecimento da sociedade.
Outro aspecto a considerar, e nos quais os fundos angariados se revertem é para a ajuda nas deslocações das pessoas que necessitam de algum procedimento terapêutico ou tratamento cirúrgico fora da RAM.
Neste sentido, procuramos desenvolver todo um conjunto de acções que promovem a integração, bem-estar e qualidade de vida destas pessoas, evitando o seu isolamento, esquecimento e exclusão social.
A Associação surge, assim, como um voz activa e interventiva em prol dos que mais necessitam, porém, sem o apelo à solidariedade das pessoas tal não seria possível.