A Educafrica é uma Associação sem fins lucrativos fundada em 2011 no Dia Mundial da Criança, reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento de utilidade pública. Atuamos nas áreas da Educação e Saúde materno-infantil nos países de língua Portuguesa na África Subsaariana, com especial incidência na Guiné-Bissau, um país que se encontra no topo da lista de países com menor índice de desenvolvimento humano do mundo.
O nosso principal objetivo é dotar aldeias com tecnologia solar, colmatando lacunas e tornando-as energeticamente sustentáveis, ao mesmo tempo que promovemos a capacitação de habitantes locais.
A par do projeto educativo/tecnológico, desenvolvemos um projeto de saúde de combate à malária que consiste na formação e capacitação dos profissionais de saúde.
Em Portugal, percorremos as escolas, associações, grupos de jovens e quem nos procure, um pouco por todo o país, com workshops nos quais ensinamos a produzir lâmpadas, fornos e desidratadores solares, bem como dando palestras inseridas na disciplina de Cidadania, nas quais abordamos as diferenças culturais, as sociedades e o papel dos jovens, dos homens e das mulheres nos países africanos.