Promover o desenvolvimento da cidadania, ser um agente de impacto efetivo no processo de desenvolvimento social através da prática dos princípios do rugby.
O Instituto Rugby Para Todos nasceu em junho de 2004, a partir da iniciativa de experientes jogadores de rugby de São Paulo, moradores da região do Morumbi, motivados em popularizar a modalidade e suprir a demanda de educação e lazer das áreas periféricas urbanas.
A ação começou na comunidade de Paraisópolis, atualmente, depois de mais de 11 anos, o projeto cresceu e se tornou um modelo de ação eficiente e sustentável, mantido com sucesso dentro da comunidade de Paraisópolis e que pode ser expandido em outras comunidades, com contextos sociais semelhantes.
Em 2013, o Instituto iniciou um novo projeto no Rio de Janeiro, em parceria com clubes locais. As aulas acontecem em Copacabana e Ipanema, diariamente, atendendo crianças e jovens das comunidades do entorno (Cantagalo, Vidigal, Chapéu Mangueira, Chácara do Céu, etc).
O objetivo do Instituto Rugby Para Todos é fazer do rugby uma importante ferramenta de inclusão social, direcionada às crianças com menos acesso ao esporte, lazer e educação.