Dar expressão ao dever moral de solidariedade e justiça entre os indivíduos, nomeadamente ajudando as famílias, dando apoio a crianças e protecção do s cidadão na velhice e invalidez.
A Fundação Abrigo Berta Montalvão (FABM) é uma instituição particular de solidariedade social, mais precisamente uma Fundação, constituída em 1963, instituída por acto de “ mortis causa” – testamento, em que todo o património fora doado por D. Berta Montalvão de Lima Barreto Figueiredo com grande poder local, com o objectivo de apoiar os idosos e crianças em situações de pobreza e sem retaguarda familiar.
Criado em 3 de Setembro de 1963 através da Comissão Municipal de Assistência do Concelho de Chaves presidida pelo Rev. Sr. Pe. Norberto Portelinha e pela comissão organizadora da fundação, Manuel Magalhães, João António Alves da Fonte e José Maria Lage Saraiva Coelho, respectivamente Presidente, Secretário e Tesoureiro.
Em 27 de Setembro de 1964, tomou posse a primeira Comissão Protectora da fundação, as Irmãs Maria de São Francisco, Maria do Nascimento e Maria de Santa Adozinda, irmãs do Instituto de Servas Franciscanas de Jesus Sacramentado.
Desde a sua criação funcionou como apoio às crianças, através de jardim infantil onde se ensinava às crianças regras, hábitos e valores através de práticas profissionais, como fazer rendas, bordados entre outras actividades educativas e profissionalizantes. Também se apoiava os idosos através de doação de bens alimentares.
Em termos de órgãos é composta apenas por dois, o conselho administrativo, responsável pela gestão e organização e conselho fiscal pelo controlo e fiscalização das contas.
Neste momento desenvolve duas respostas à população idosa. Serviço de apoio domiciliário e centro de actividades gerontológicas.
Tendo como visão melhorar continuamente as respostas sociais atuais, e prover o bem-estar e a autovalorizarão dos atuais utentes a fundação empenha-se em diariamente desenvolver respostas a fim de minimizar as carências sociais e acrescentar valorização através da criação de serviços adequados, satisfazendo as necessidades da comunidade contribuindo para uma sociedade mais justa.