A ANEM é uma IPSS com fins de Saúde e carácter de utilidade pública sem fins lucrativos, com área de actuação em território nacional, abrangida pela Lei dos Benefícios Fiscais. Contribui para melhorar as condições de vida dos Portadores de EM e familiares, evitando o isolamento social, prestando informações de como lidar com a situação.
Prestamos Serviços tais como, Serviço Social, Psicologia, Apoio Jurídico, Terapêutica Ocupacional, Fisioterapia, Visita ao Domicilio, Serviço de empréstimo de Ajudas Técnicas. Temos um Centro Atendimento Acompanhamento e Animação para pessoas com Deficiência e um espaço de Reabilitação Funcional, onde diariamente os utentes realizam trabalhos terapêuticos de forma a lhes permitir qualidade de vida. Outro objectivo, consiste na campanha de angariação de fundos para a construção de uma Clínica de Reabilitação/Lar Residencial para portadores de EM e outros. É um projecto inovador com principal objectivo de assegurar a prestação de cuidados básicos, um acompanhamento e vigilância clínica.
Pretendemos com a construção da Clinica de Reabilitação e Lar Residencial para pessoas portadoras de Esclerose Múltipla apetrechado dos equipamento necessários e específicos para combater e saber viver com a doença com o intuito de usufruírem de um acompanhamento permanente de técnicos multidisciplinares e especializados. Este local não seria meramente uma casa de repouso de pessoas em condições de dependência, mas também um local onde os cuidadores possam deixar os doentes por curtos períodos de tempo, para que se consigam libertar do trabalho e sofrimento que é ser prestador de cuidados. Um outro ponto a desenvolver no nosso Lar seria a vertente da investigação, criar meios para se desenvolver estudos científicos desenvolvendo conhecimentos para promover uma melhor condição de vida e bem-estar aos portadores de EM, tornando-se assim numa clínica residencial de doentes com EM. O Lar terá a lotação de 24 utentes, tendo 10 quartos duplos, 4 individuais, é de assinalar ainda a saudável articulação promovida entre esta área mais privada e as salas de estar e convívio tal como a monitorização permanente do utente através do gabinete de enfermagem, 1 quarto destinado ao vigilante, salas polivalentes (coma finalidade de terapias de relaxamento, musicoterapia, aromaterapia, etc.) e de hidroterapia. Visivelmente dominado pelo tema técnico, o espaço alberga gabinetes de atendimento e de cuidados continuados.
Temos como objectivos criar infra-estrutura para permitir maior eficiência e eficácia nos serviços prestados; disponibilizar uma equipa Técnica multidisciplinar aos utentes; promover melhores condições de vida aos utentes e cuidadores; avanço na ciência. Com esta construção teremos lugar para 24 utentes com espacialidade que supera as dimensões mínimas exigidas, as instalações sanitárias privadas dos quartos com área livre para rotação 360.º bem como espaço de circulação sem qualquer desnível permitindo ao individuo com ou sem cadeira de rodas o fácil acesso as mesmas.
Mas neste momento, deparamo-nos com um enorme problema, de carência financeira, começa também a ser um enorme obstáculo na prática dos nossos projectos e actividades diárias.