A Fundação do Gil viabiliza a reintegração social de crianças com necessidades clínicas, emocionais e sociais através de dois projetos base: Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio e Casa do Gil.
Partindo da constatação de que centenas de crianças se mantinham desnecessariamente internadas por razões sociais, a Fundação do Gil lançou dois projetos pioneiros com o objetivo de reduzir a permanência hospitalar, evitar reinternamentos, viabilizar o regresso e capacitar as famílias.
Estes projetos são:
- A Casa do Gil é o único centro de acolhimento temporário com cuidados pós-hospitalares que recebe crianças que se encontram em risco clínico e social. Com uma média de acolhimento de 6 meses, cada criança é acompanhada por uma equipa multidisciplinar responsável pela estruturação das condições necessárias à sua reintegração social;
- As UMAD são carrinhas que apoiam anualmente e em permanência cerca de 1000 crianças doentes crónicas, ou com fragilidade clínica, nas suas casas. Funcionam em parceria com os hospitais portugueses e abrangem vários distritos nacionais;
Para garantir a continuação do seu trabalho clínico e social, a Fundação do Gil promove ao longo do ano diversas iniciativas de captação de fundos através de programas próprios, de parcerias com empresas e da incontornável ajuda da sociedade civil.