A Gen Mundus, tem como missão a concepção e o apoio a programas e projectos na área da cooperação para o desenvolvimento, de modo a proporcionar oportunidades à sociedade e a ajudar no cumprimento da agenda mundial para o desenvolvimento.
Criada em 2014, a Gen Mundus é uma associação sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica, que pretende vir a ser reconhecida pelo governo português como organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) a curto prazo.
A associação privilegiará Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, como principais locais de atuação, reforçando os laços históricos e culturais que unem estes países.
A atuação da Gen Mundus será de investigação, sensibilização e ação, quer em Portugal, quer nos países dos PALOP e Timor-Leste. Partindo de uma profunda reflexão, fundada numa investigação sobre o problema a resolver, a atuação da Gen Mundus seguirá um projeto, ou um programa integrado, onde a área das ciências/engenharia estará em destaque, abordando o problema numa perspetiva de longo prazo e privilegiando o envolvimento da população local, de associações locais, ou outras entidades que desenvolvam o mesmo trabalho. Para além disso, a Gen Mundus trabalhará para sensibilizar a população e os órgãos institucionais portugueses e dos países onde está envolvida para as realidades e necessidades encontradas no decorrer da sua atuação.