A Associação Vale de Acór é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1994 no âmbito da recuperação e reinserção de toxicodependentes.
Tem uma Comunidade Terapêutica, licenciada pelo SICAD, na Quinta de São Lourenço, no Pragal, Almada.
No Vale de Acór utilizamos o método terapêutico-educativo denominado Projecto-Homem, que pretende levar ao reencontro da pessoa consigo mesma, com os seus problemas e as suas potencialidades, recuperando o respeito por si próprio e aprendendo a viver em sociedade, com a dignidade inerente ao facto de ser Homem.
Desde a sua criação, a Associação Vale de Acór (VdA) já acolheu em internamento cerca de 3000 pessoas e em ambulatório cerca de 1.800. Tem vindo a desenvolver as suas actividades e a diversificar a sua intervenção, em parceria com muitas outras instituições, por forma a dar resposta às diversas solicitações, numa ótica evolutiva e de adequação ao fenómeno da toxicodependência. Actualmente dispõe de uma Equipa de Intervenção Directa, que trabalha na rua junto de quem mais precisa, uma Comunidade Terapêutica (CT) com uma média mensal de 70 utentes em tratamento, que recebe também alcoólicos e dependentes com patologia psiquiátrica associada ao consumo (Duplo Diagnóstico), uma Casa de Reinserção Social, com uma média mensal de 20 utentes, e ainda, a intervenção regular em várias prisões.